Todos nós independente da nossa experiência e vivência de vida ou idade, já passamos por alguns momentos que são difíceis. E esse momento difícil nos causa dor, incômodo, sensação de que nunca vai passar, frieza, constrangimento, decepção… enfim, são muitas as causas que esses momentos difíceis nos faz sentir.
Mas o que esses momentos podem nos ensinar? Quais as lições aprendemos ao sair desses momentos?
O ser humano, eu e você, às vezes nem notamos que tal dificuldade passou, nos condicionamos e colocamos no piloto automático e seguimos a vida. A cada dia que tem passado, fechamos o nosso sentimento pois, não temos muito tempo, a vida está corrida demais, nem percebemos o que estamos fazendo.
Uma coisa é seguir a vida outra coisa é ignorar uma fase que esteja difícil. Sentimos que se falarmos sobre nossas dificuldades, as pessoas não irão entender ou menosprezará, mas o que não sabemos é que o que sentimos, se falado com quem de fato se importa, poderá ser a primeira lição, porque o outro poderá aprender ou ensinar algo.
Talvez, a primeira lição que tiramos de um momento difícil é que a ajuda ou solução, vem de onde menos esperamos e quando menos esperamos, o que não quer dizer que precisamos cruzar os braços.
Outra lição, é que quando estamos mais fragilizados, ficamos introspectivos e refletimos mais sobre a vida, e o mais curioso é que algumas vezes a gente entende que a vida é agora, ela não espera, ela não volta e muito menos cede aos nossos “desânimos”. Quando entendemos isso, passamos a viver as fases como elas são, dando tempo para entender que a vida é um ciclo motivado por altos e baixos, não é possível ter uma vida estática ou retilínea, os problemas virão.
A cada fase vencida um problema novo. Logo, a outra lição é: se teremos dificuldades sempre, porque não nos permitimos questioná-los ao invés de evitá-los?
Pois bem, não nascemos prontos ou sabendo de tudo, mas é durante o caminho que aprendemos que a vida é feita de fases e que não há situação que não possa ter uma solução. Aprendemos a criar novos caminhos, aprendemos a fazer diferente ainda que na dificuldade. E é normal sermos assim.
Nos é vendido uma vida quase que perfeita pelas telas de celulares e computadores, mas bem sabemos, lá no nosso intimo que perfeição não existe e essa é a última lição.
O perfeito é estarmos na imperfeição da vida, é a correção que fazemos diariamente aos nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos. É a direção que escolhemos tomar. É não terceirizar nossos problemas ou deixá-los ali sem nenhuma ação.
A vida ela acontece no momento em que estamos, ela não acontecerá amanhã, logo, nossa vida é o presente, os planos são futuros, mas eles nunca chegarão se nós não estivermos fazendo algo no presente.
Sabrina Lucindo
(32) 9 9199 – 9968