Tema de hoje: ‘É MAIS FÁCIL DIZER SIM DO QUE NÃO, POR QUÊ?’
Se estivéssemos olhando cara a cara agora e eu perguntasse a você, quantos nãos você disse no dia de ontem até agora? Poderia apostar que você no mínimo pensaria por um bom tempo ou que você diria, muitas vezes. Mas, se eu pedisse para enumerar, talvez você tivesse dificuldade, é o mesmo que acontece quando de repente nos perguntam sobre nossa qualidade ou defeito.
Bom, não é fácil dizer não, até porque pensamos que estaríamos magoando ou deixando o outro na “mão”, mas é necessário avaliar esse dizer não.
Para cada sim que você diz a alguém, quantos nãos está dizendo a você? Não é ser egoísta, mas é ser uma pouco mais amor próprio e autonomia.
No fundo acreditamos que seja genuíno da nossa parte agradar aos outros e dizer sim, nos parece a melhor opção, pois desse jeito estamos nos protegendo de ter que lidar com o desafio de não agradar alguém.
Bom, dizer não é imprescindível para que tenhamos condições de avaliar aquilo que queremos e até mesmo emitir nossa opinião. Algumas vezes o motivo de dizer sim para tudo é por medo de desagradar, por estar um uma autoestima baixa, por acreditar que o problema do outro ou opinião do outro é maior que a sua ou até mesmo por medo de perder uma oportunidade, por querer ser prestativo sempre, receio de entrar em um conflito e blá blá blá blá…
Já parou para pensar que dizer sim para tudo ou quase tudo é cansativo? É algo que fazemos e muitas vezes nem percebemos que estamos repetindo esse comportamento de aceitar o que já não se aguenta mais.
Então, para dizer não, não é se impor de forma agressiva, de forma brusca, de forma grosseira ou até mesmo de forma conflituosa, mas sim de dizer sua opinião que é válida.
Te afirmo que nas primeiras vezes quando você dizer NÃO, não quero, não vou, não acho legal, não me chamou atenção, não é o que gostaria de fazer, não vou mais aceitar essa situação… Vai ser desgastante e você pode até se sentir mal, mas afirmo também, que a medida em que você vai analisando, assumindo riscos de dizer não, assumindo que nem tudo é possível dizer sim e que alguns não salvam uma situação inteira, você perceberá que deveria ter se posicionado antes.
Mesmo com tudo isso dito aqui, eu posso sentir e saber que é difícil, é mais fácil não se colocar, pois, dói menos, se expõe menos… Mas também sei que é libertador.
Alguns chegam até minha sala cansados, confusos, ansiosos, deprimidos por terem prendido a voz por muito tempo, por ter aceitado por muito tempo, por ter se anulado por muito tempo.
E isso é o que nos choca quando alguém não consegue dizer essa palavra NÃO.
Talvez você seja uma dessas pessoas, que tem dificuldade de dizer não para os incômodos da vida, das pessoas, mas isso é libertador. Comece pelo básico. Dizendo não as vezes para você mesmo, isso também é necessário.
Questione-se por dizer tanto sim ou tanto não. Questionar esse pensamento ou esse fato, é também importante.
Caso esteja muito difícil, coloco-me a disposição, pois sei bem que não é tão simples assim.
Aguardo seu comentário!
Sabrina Lucindo | Tel. (32) 9 9199 – 9968
- Sabrina Lucindo é psicóloga, graduada na Unifaminas em 2012. Apaixonada por pessoas, fez um MBA em Gestão Estratégica de Pessoas para contribuir com sua experiência em Gestão de Pessoas e RH. Atualmente trabalha como psicóloga clínica, atendendo pela abordagem Terapia Cognitiva Comportamental, ajudando pessoas a se auto conhecerem. Atua também como psicóloga corporativa, ajudando pessoas e empresas a encontrarem soluções continuadas para seu negócio, além de contribuir com dicas para pessoas que querem entrar no mercado de trabalho ou que estão afim de continuar progredindo na vida profissional.