Eu não sei você, mas de vez em quando bate um medo na gente né? Medo de arriscar, de assumir algumas coisas, de enfrentar algo novo, de largar algo para que outra coisa possa chegar… Enfim, quando falamos de medo, pode ser até aquele friozinho na barriga de quando vamos passar por algo novo ou desconhecido.
Eu sei que faz parte das emoções e sentimentos o medo, e ele é bom, não é vilão não! Porém, se você deixar, ele vira não só o vilão, mas um bichinho que te aprisiona, te paralisa e te faz perder grandes oportunidades.
O medo na teoria é um estado emocional que nos serve de alerta quando algo pode nos atingir ou sinal de ameaça à nossa segurança, então ele surge, aí vemos que ele serve como um mecanismo de proteção. Viu só como ele não é de tudo ruim?!
Mas quando o medo se torna algo ruim?
Bom, quando eu deixo de fazer algo porque ele me impede, me deixa com tanto medo que eu não enfrento e deixo as coisas passarem morrendo de vontade de fazer, mas que por medo não tive coragem de dar um passo.
O medo é diferente da cautela. Cautela é você tomar cuidado, é ser prudente, é ser precavido. Quando você tiver muito medo, tente observar pela ótica da cautela.
O que de pior pode acontecer caso você enfrente seu medo?
Agir com cautela com você mesmo, é o mesmo que agir com gentileza te permitindo dar pequenos passos e aos poucos ir enfrentando o que te deixa com frio na barriga, com respiração curta ou que não pareça que você está entrando em uma água que te cobre até o pescoço e você começa a não dar mais pé e começa a sentir medo das coisas darem errado, e daí, você decide boiar e arriscar a nadar.
O medo é um bichinho que se você alimentar demais, fica muito grande e te sufoca a ponto de você precisar de ajuda. Talvez esse bichinho já tenha crescido ai e você esteja precisando de ajuda para se livrar dele, e só tem um jeito, enfrentando-o.
Agora, se você o alimenta de menos, você consegue fazer muitas coisas com ele mesmo, até porque ter medo não é de tudo ruim, ele pode ser útil.
E ai? Você lida bem com o medo ou ele tem te paralisado?
Essa resposta só você pode ter.
Aguardo seu comentário!
Sabrina Lucindo
(32) 9 9199 – 9968