Quem precisa conseguir remédios de uso diário, como os de pressão e outros, não os encontrarão mais nos postos ou nas UBS’s de Muriaé. A Informação foi divulgada em vídeo na noite de quarta-feira (15) pelo Secretário de Saúde, Dr. Marcos Guarino. Ele informou que os postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde não farão mais a dispensação, ou seja, a entrega de medicamentos à população e que, inclusive, todos os medicamentos já foram recolhidos e estão à disposição das pessoas apenas na Farmácia Municipal. A medida se deu após o Conselho de Farmácia exigir a presença de profissionais de Farmácia em cada posto ou UBS.
Dr. Marcos Guarino informou a impossibilidade disso no momento, haja vista que não há condições de contratação desses profissionais. Após aprovação na Câmara de Muriaé, uma empresa contratada fará essa dispensação para que a população não seja ainda mais prejudicada. O Secretário classificou a decisão do Conselho de Farmácia como infeliz, principalmente por ainda estarmos vivenciando a pandemia da Covid-19 com todas as suas restrições.
Isso e chama corporativismo. Uma entidade que se desdobra em favor dos interesses fisiológicos de sua categoria, mesmo que isso venha a representar graves prejuízos para uma comunidade como um distrito rural.
O caminho judicial deve ser acionado. Não podemos consentir com o aumento do custo Brasil, com mais contratações de servidores públicos.