A Diocese de Leopoldina promoveu ações nos cemitérios da região para levar mensagens de carinho e esperança no Dia de Finados (Comemoração de todos os fiéis defuntos).
Além das celebrações eucarísticas, realizadas no dia 02 de novembro, em todas as paróquias, a Pastoral da Esperança se fez presente, através de seus representantes, em cemitérios da região, para levar uma mensagem de carinho para as famílias, assinada por dom Edson Oriolo. No verso do ‘Flyer’, uma oração de autoria do bispo diocesano (Confira abaixo).
Milhares de pessoas visitam os campos-santos nessa data, recordando com saudade de seus entes queridos. O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que: “É na morte que o enigma da condição humana atinge seu ponto mais alto”.
Para dom Edson, estamos enfrentando momentos difíceis e a memória dos falecidos provoca um olhar orante sobre a vida e preces em favor daqueles que já não estão entre nós. O bispo elogiou as forças vivas de toda a diocese, sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas, em especial a Pastoral da Esperança, pela ação diocesana em toda a região, com participação ativa de seus membros.
Para José Geraldo de Oliveira, da Paróquia São Sebastião de Ubá (MG), poder participar do trabalho de evangelização foi muito gratificante. “Foi um dia marcado por muitas saudades, dor e sofrimento, no entanto, pode ser transformado em um dia de alegrias e esperanças pela fé e, na certeza da ressurreição, conforme nos prometera Jesus Cristo”, comentou.
Nos 34 municípios onde a Igreja particular de Leopoldina se faz presente, as paróquias promoveram diversos momentos durante o dia, para acolher as pessoas, rezando ao Deus da vida e da história.
Pedro Guilherme Vital, da Paróquia Sant’ana de Guidoval (MG), comentou que o dia foi marcado por celebrações, trabalhos pastorais e de muita reflexão. “Lembramos das almas que padecem no purgatório, momento este de purificação para o alcance do Paraíso Eterno. O Purgatório é um ato de Misericórdia, para que possamos ser aquilo que desde a criação fomos chamados a ser: imagem e semelhança de Deus”, concluiu.
Em todas as paróquias foram celebradas Santas Missas, com uma programação especial durante o dia. Às 07h00, dom Edson presidiu celebrações na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG). Já em diversas paróquias, os sacerdotes celebraram ao ar livre, nas proximidades das capelas dos cemitérios.