O padre Edson José Ribeiro Ferreira, administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio de Miraí (MG), recebeu o título de Membro Benemérito da Academia Miraiense de Letras (AML), em solenidade realizada no dia 10 de dezembro de 2021, em Miraí (MG).
Nas redes sociais, o sacerdote da Diocese de Leopoldina manifestou sua alegria de ser agraciado. “Estou muito feliz por ter recebido a honraria. Obrigado pelo carinho e reconhecimento. Rezo para que o trabalho dessa instituição possa ser sempre próspero”, agradeceu.
A instituição cultural foi fundada em janeiro de 2017, tendo como patrono o escritor e psicólogo brasileira Alberto Montalvão, nascido em Miraí (MG), no ano de 1912.
O diploma foi assinado por Sérgio Antônio de Paula Almeida (presidente) e pelo secretário geral Lucas Esperança da Costa. Nas justificativas apresentadas, eles consideram que o grau de reconhecimento outorgado ao ilustre sacerdote se deve aos relevantes serviços prestados a esta Academia de Letras.
“Assim, outorga-se o presente título, para que sua obra e vida seja lembrada pelos imortais e seus sucessores, juntamente com a sociedade deste “Pequenino Torrão, Tranquilo e Sereno”. O imortal benemérito torna-se igualmente, por força deste ato de concessão, guardião de nossas raízes e memória histórica”
Sobre o padre Edson José Ribeiro Ferreira
Natural de Palma (MG), nasceu no dia 13 de outubro de 1987. É filho de Sebastião Rodrigues Ferreira (In memoriam) e Maria Isabel Ferreira Ribeiro.
Fez os seus primeiros estudos no Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças, em Miracema (RJ) e o ensino médio no Colégio Estadual Artur Bernardes, em Palma (MG).
Cursou filosofia pelo CES – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2012) e teologia, pela mesma instituição, concluindo o curso em 2016.
Foi ordenado diácono na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG), no dia 12 de dezembro de 2016, pelo então bispo diocesano, dom José Eudes Campos do Nascimento.
Também pela imposição de mãos de dom José Eudes foi ordenado sacerdote no dia 03 de setembro de 2017, na Igreja Matriz São Francisco de Assis, em sua terra natal.
Padre Edson é administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio de Miraí, desde o dia 12 de setembro de 2017. Também foi administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Miraí, até o dia 14 de janeiro de 2021, quando a paróquia passou a pertencer ao território da Região Pastoral Especial da Diocese de Leopoldina.
Também exerceu a função de administrador paroquial da Paróquia São Cristóvão e Imaculada Conceição de Cataguases, de maio de 2021 ao dia 27 de novembro de 2021.
Foi assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação da Diocese de Leopoldina, contribuindo com a estruturação do setor de comunicação da Igreja particular de Leopoldina;
É vigário forâneo da Forania de Cataguases, que abrange os municípios de Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Itamarati de Minas, Miraí, Santana de Cataguases e Cataguases.
É membro do Conselho Diocesano de Presbíteros.