A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) intensificou o trabalho de telamento (cobertura de caixas d´água) no distrito de Raposo, nos últimos dias.
Para Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, esse tipo de serviço é essencial na guerra contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
“Esse tipo de serviço é muito importante na guerra contra o mosquito e temos feito esse trabalho nos bairros e distritos. É sempre importante lembrar que nós fazemos a nossa parte, mas, precisamos muito do apoio de cada cidadão. Basta uma vistoria de 10 minutos por semana no próprio quintal e dentro da própria residência, verificando se existe água parada e, que esses possíveis depósitos possam ser eliminados”, comenta o coordenador.
ALGUMAS MEDIDAS PARA ELIMINAR A FORMAÇÃO DE CRIADOUROS
Mantenha as caixas d’água bem fechadas; lave com água e sabão tonéis, galões ou depósitos de água e os mantenham fechados; limpe e remova folhas das calhas; retire água acumulada das lajes; desentupa ralos e os mantenham fechados ou com telas; lave plantas que acumulam água, como as bromélias duas vezes por semana; evite utilizar pratos nas plantas, e se desejar mantê-los, coloque areia até a borda dos pratos de plantas ou xaxins; dentre outras medidas para evitar água parada.
DECOM – Itaperuna