A Igreja Matriz São José Operário, em Leopoldina, será elevada a Santuário Diocesano em dezembro deste ano. A elevação será celebrada com programação especial que conta com novena, missas e outras atividades.
A instalação do Santuário de São José Operário acontecerá em Celebração Solene marcada para a quarta-feira, dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição e Encerramento do ‘Ano de São José’.
De 29 de novembro a 7 de dezembro acontece a novena preparatória com missa todos os dias às 19h00. No dia 5, um almoço será realizado das 11h00 às 13h00 no Salão da Paróquia São José Operário em comemoração à instalação daquele Santuário. Cada marmitex terá o valor de R$ 15,00.
Na quarta (8), a programação começa às 7h00 com uma missa e “Adoração ao Santíssimo” durante todo o dia. Às 12h00 o “Santo Terço” e às 19h00 será realizada uma missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edson José Oriolo dos Santos. Após a missa haverá venda de pastéis.
São José
Há 150 anos, São José foi declarado padroeiro universal da Igreja, através do decreto Quemadmodum Deus, assinado pelo Papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1870. Para celebrar essa data, o papa Francisco instituiu o ‘Ano de São José’, convidando-nos a refletir melhor sobre a vida do pai de Jesus Cristo.
Dom Edson comentou que foi motivado a criar o Santuário Diocesano São José Operário pela grande devoção dos fiéis que visitam o templo, considerado um dos maiores espaços litúrgicos da região, cuja as peculiaridades arquitetônicas seguem os mesmos traços da Igreja Santa Ágata, localizada em Boekel, nos Países Baixos (Holanda). Dessa forma, o bispo atende a solicitação do padre Valtenir Lima e Silva, pároco da Paróquia São José Operário de Leopoldina, que celebrou 70 anos de fundação recentemente.
“Estive com dom Edson em fevereiro deste ano, para apresentar o sonho de nossa comunidade. Nosso bispo acolheu com carinho o pedido, indicando referências sobre a importância de um santuário. Com isso, estamos trabalhando para vivenciar este momento de graça. O santuário é lugar de memória, da presença de Deus e vida sacramental. Estamos fazendo memória de nossa fé, experimentando Povo”, comentou padre Valtenir.