Dom Edson Oriolo esteve no dia 28 de julho de 2022 no Hospital do Câncer, em Muriaé (MG). Ele presidiu uma celebração eucarística na Capela Nossa Senhora de Fátima, concelebrada pelos padres Marcelo Sérgio Barros e Reginaldo Celidonio, pároco e vigário paroquial, respectivamente, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, também naquela cidade. Os sacerdotes são responsáveis pela capelania hospitalar da Fundação Cristiano Varella, instituição responsável pelo Hospital do Câncer – uma das referências no segmento em toda América do Sul.
Após a Santa Missa, seguiram em procissão pelos corredores do hospital até o terceiro andar, onde foi inaugurada a Capela do Santíssimo Sacramento, próxima a Unidade de Internação Cirúrgica. Também estiveram presentes o presidente do Conselho Honorário, o senhor Lael Vieira Varella e seu filho Luciano Ferreira Varella (presidente do Conselho Fiscal), além dos demais familiares, colaboradores da Fundação Cristiano Varella, profissionais da saúde e pacientes.
Desde 2003, a Diocese de Leopoldina realiza um trabalho de assistência aos pacientes, designando um sacerdote para o atendimento espiritual e religioso no Hospital do Câncer, ajudando as famílias em momentos difíceis, quando muitos compartilham medos, anseios e desilusões no período de internação. Os capelães, junto à equipe formada por médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais da saúde, tem atuação reconhecida quanto aos aconselhamentos, comunicação, entre outras fatores no âmbito espiritual.