Nesse fim de semana uma grande e forte frente fria chega à Região Sudeste do Brasil e provoca mudanças bruscas no tempo.
O sábado (19) começa com sol no estado de São Paulo e ainda faz calor, mas, à medida que a frente fria se aproxima, as nuvens aumentam e provocam pancadas de chuva a partir da tarde. Especialmente no período da noite, há alto potencial de temporais, no Vale do Ribeira, Litoral Sul, Grande São Paulo e Baixada Santista, que se estendem pela madrugada.
No domingo (20), a chuva ainda será intensa no Vale do Ribeira, Litoral Sul e Grande SP (especialmente pela manhã) e na Baixada Santista, passando a atingir também o Vale do Paraíba, litoral norte e Serra da Mantiqueira. Acumulando volumes muito elevados.
Ainda no domingo (20), a frente fria chega no decorrer do dia ao Rio De Janeiro e grandes temporais são previstos para a Costa Verde, o Grande Rio, o sul do estado (região de Resende) e a Serra. (obs: no Grande Rio e na Serra, os temporais se concentram especialmente ao longo da noite).
Na segunda-feira (21), a chuva diminui no leste paulista, mas o estado do Rio de Janeiro e a Zona da Mata Mineira devem ficar em ALERTA/PERIGO. Há condições de chuva frequente, intensa e muito volumosa, sobretudo entre o Grande Rio e a região serrana fluminense.
Na Grande Belo Horizonte, faz sol na segunda-feira (21), com pancadas de chuva entre a tarde e a noite, que podem ter moderada a forte intensidade e vir acompanhadas de raios.
A Climatempo alerta que no período citado acima, volumes extremos (superiores a 100 mm em 24h) podem ser registrados especialmente nas áreas de litoral e Serra, ocasionando em grandes alagamentos/enchentes e deslizamentos de terra. Ventos fortes também são previstos, o que pode ocasionar em queda de árvores e destelhamentos.