Coluna da Psicóloga Fernanda Dalla Paula
Fantasia ou realidade?
No conto A chinela turca de Machado de Assis,
Ele diz a seguinte frase “muitas vezes o melhor drama está no espectador e não no palco”, o que será que o autor quis dizer com isso?
Claro que se tratando de literatura, as interpretações estão e devem ser soltas, peculiares, pois cada possui sua própria leitura da realidade, talvez seja sobre isso mesmo que Machado tenha dito… Cada um possui sua própria leitura da realidade.
Não estou dizendo que estamos vivendo em uma matrix, existe sim um meio e uma cultura no qual todos nós estamos inseridos, concomitante a isso as leis, ordens, padrões e etc.
Mas vejamos, por que será que mesmo compartilhando o meio e a cultura, cada um possui sua maneira de ser e sentir aquilo? Sabendo sim, que possam existir algumas identificações de pensamentos e idéias , porém ninguém sabe exatamente o que o outro sente ou lida com a realidade.
A grosso modo, digo que as fantasias é o que colore o real, as coisas sem sentido ou fantasia seriam somente coisas. Somos nós que fizemos questão e ainda fazemos, de nomear tudo, inclusive os próprios filhos.
A fantasia está em nível psíquico e inconsciente, então é na relação com o mundo que ela se apresenta, simboliza nas coisas, e isso acontece simultaneamente nos níveis subjetivo e coletivo. Porém sempre é o sujeito que sente e que cria sentido/significado para sua própria vida, por mais que estejamos alienados na linguagem e cultura.
Freud dizia que toda realidade é psíquica, Heidegger criou o conceito de Dasein e Ente, Kant dizia sobre o numeno, todos esses homens estavam tentando elucidar a distinção do real e do sujeito que existe, e a relação entre o dentro e o fora.
Então, vejamos só, se tudo que está lá fora se tornará o que o sujeito fará internamente com isso, ao meu crivo não é possível separar radicalmente ambos, afinal não há existência humana sem relação. Todos nós nos relacionamos com o mundo de alguma forma, como exemplos assassinando e fomentando o ódio, ou cuidando das pessoas e sustentando o amor. E você, como se relaciona?
Contatos:
Instagram: @fernandadallapaulapsi
E-mail: fernanda-psi@outlook.com.br
WhatsApp: (32) 99129 3578
Referência:
ASSIS, M. Contos escolhidos. Martin Claret. Ed 4. São Paulo, 2012.