Nossa Senhora Aparecida é celebrada em toda a Diocese de Leopoldina, de modo especial em uma paróquia localizada em Muriaé, única no território diocesano que leva o nome da padroeira do Brasil.
Contudo, mais de 50 comunidades eclesiais missionárias da região tem Nossa Senhora Aparecida como padroeira. Além disso, o seminário diocesano localizado em Leopoldina (MG) também festeja a data, pois Ela dá nome à casa de formação.
Sua festa litúrgica é uma das mais populares, reunindo o Povo de Deus para celebrar a fé, demonstrando um carinho especial para com a Rainha do povo brasileiro.
Em Muriaé, o bispo diocesano Dom Edson Oriolo preside celebração no dia 12 de outubro, às 11h00. Segundo o pároco Pe. Marcelo Sérgio Barros, uma extensa programação foi preparada com muito carinho pelas lideranças da comunidade paroquial.
O novenário tem início no dia 03 de outubro, se estendendo até o dia 11, sempre com a participação de padres convidados. Todos os dias da novena, logo após as celebrações, acontecerão eventos gastronômicos.
No dia 12 de outubro, Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, as atividades começam cedo. Às 05h00 da manhã está marcada a abertura da cafeteria, seguida da Santa Missa presidida pelo Pe. Marcelo às 05h30;
Pela manhã estão agendadas outras duas Santas Missas, uma às 08h00, que será presidida pelo vigário paroquial, Pe. Reginaldo Rodrigues Celidonio e outra às 11h00, presidida por dom Edson Oriolo.
Ao meio dia acontecerá um almoço festivo. Às 15h00 o padre Wanderson Paulo da Silva Pereira, preside a Santa Missa das Crianças, com as meninas vestidas de Nossa Senhora Aparecida.
À noite está programada uma procissão, que sairá da Capela do Rosário em sentido a Igreja do Porto, onde será realizada a Santa Missa de encerramento da festa da padroeira, presidida pelo padre Marcelo Sérgio e concelebrada pelo Pe. Reginaldo.
Confira a Programação: