Com as férias se aproximando, muitas famílias buscam viajar para locais onde possam curtir uma nova paisagem, escapar da rotina e ter o merecido descanso. Contudo, é sempre bom pensar em todos os detalhes antes de arrumar as malas, especialmente, ao que diz respeito à segurança da casa, durante o período de ausência. Afinal, ninguém quer se preocupar no meio de uma viagem.
De acordo com levantamentos de seguradoras do país, os meses de férias concentram as principais ocorrências de problemas elétricos e vazamentos. Esses problemas chegam a aumentar 25%, por falta de manutenção do morador. Sem falar nas chances de furtos e roubos. Por isso, é necessária uma revisão completa do imóvel, antes de embarcar para novos horizontes.
Cuidados com a segurança da casa
Não comente sobre sua viagem com estranhos
Boa parte dos roubos em casas ocorre por pessoas que já conhecem ou acompanham a rotina dos moradores. Por isso, é importante não sair comentando com vizinhos e pessoas estranhas sobre sua ausência. Por segurança, recomenda-se avisar alguém de confiança, mas oriente a pessoa a não espalhar para a vizinhança inteira.
Outra dica é desligar as campainhas. Dessa forma, as pessoas ficarão na dúvida se o dispositivo está quebrado ou se há pessoas em casa.
Verifique os dispositivos de segurança
Faça uma revisão de todos os dispositivos e equipamentos de segurança da casa. Se você tem cerca de arame ao redor do imóvel, verifique se ela está em perfeitas condições. No caso de cercas elétricas, é indispensável avaliar o funcionamento da estrutura. O mesmo vale para sistemas de alarme.
No caso das portas e portões, é preciso fazer testes, especialmente, no caso de porta de aço automática. Eventuais problemas no motor, podem fazer com que as portas e portões se abram, facilitando a ação de invasores. Se necessário, contate a assistência técnica.
Tranque as janelas
Apesar de parecer meio óbvio, muitas pessoas esquecem de trancar as janelas devidamente. O recomendável é usar as trincas ou cadeados, para evitar a ação de ladrões e possíveis furtos. Antes de sair de casa, confira todas as janelas, bem como portas e outros locais que dão acesso à casa.
Outras recomendações quanto à segurança da casa durante a viagem são:
- Não deixe joias e dinheiros jogados pela casa;
- Guarde obras de arte em cofres, bem como documentos importantes;
- Somente deixe chaves do imóvel com alguém de confiança;
- Instale sistemas de segurança reforçados, se necessário.
Cuidados gerais com a casa
Tire os eletrônicos da tomada
É imprescindível desconectar todos os equipamentos eletrônicos da tomada, incluindo televisores, geladeiras, fogão elétrico, computadores, etc. Além de evitar curto-circuitos, é possível economizar com o consumo de energia elétrica, visto que mesmo sem uso, os equipamentos consomem eletricidade quando ligados diretamente na tomada.
Para ter ainda mais segurança, recomenda-se o desligamento da chave geral do imóvel.
Feche os registros de água e gás
Ao fechar os registros de água e gás, evita-se a possibilidade de vazamentos, que podem ter consequências negativas, incluindo incêndios e alagamentos. É recomendável verificar se a tubulação também está em perfeitas condições, especialmente, no caso de viagens por longos períodos.
Mantenha a limpeza dos ambientes
A limpeza dos ambientes da casa evita a proliferação de insetos, animais e outras pragas urbanas. Assim, antes de sair para viajar, o melhor é contratar uma desratização preço acessível e dedetizadora para verificar todo o imóvel e, assim, evitar ser surpreendido por uma infestação de ratos, baratas, cupins e animais peçonhentos.
Outra recomendação é colocar desinfetante nos vasos sanitários e tapá-los. Isso evita o aparecimento de insetos pelas redes de esgoto. Também é indicado tampar ralos de pias, banheiros, cozinhas e outros locais da casa.
Se perceber que algum vaso ou ralo está entupido, entre em contato com uma desentupidora o quanto antes. Dessa forma, é possível evitar o transbordamento de água dos esgotos ou da caixa de gordura, que também pode contribuir para a invasão de pragas.
Cancele ou suspenda assinatura de serviços
Alguns serviços de assinatura, como TVs a cabo, internet, jornais e revistas podem ser suspensos ou cancelados, durante o período de ausência. Com isso, pode-se evitar o acúmulo de materiais na caixa de correios, além de economizar com a mensalidade. Verifique quais são as opções disponíveis com seus pacotes de assinatura.
Fonte: Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.