O vice-prefeito e secretário de Saúde de Muriaé, Dr. Marcos Guarino e o médico infectologista, Dr. Daniel Licy falaram sobre a Covid, a variante ômicron, procura pelas unidades de saúde, internações, doença mais branda em vacinados, inclusive com dose de reforço; poder de proliferação da variante ômicron, e ainda que não há testagem para todos e nem uma unidade de atendimento especial para pacientes com sintomas gripais ou suspeita de Covid, a pessoa procurar primeiro as unidades de saúde do município, depois a UPA e por último os hospitais. Falou da vacinação infantil contra a Covid. Guarino ainda relatou que segue as normas do Comitê Estadual do Covid e qualquer alteração, será avaliada também pelo município de Muriaé. Foi perguntado sobre o show que acontece em Muriaé no domingo, o secretário disse que não tem determinações do estado sobre isso, mas a saúde do município estará acompanhando os cumprimentos de normas sanitárias impostas aos organizadores.
Veja os números do último boletim (20/01)
Com 97 novos casos de covid confirmados, Muriaé chegou à marca de 477 pacientes ativos. O número é um novo recorde desde o início da pandemia.
Deste total de 477 muriaeenses que estão em recuperação da covid no momento, nove estão internados em UTIs, sendo que quatro deles estão intubados.
No entanto, outros oito leitos de UTI nos hospitais de Muriaé estão ocupados por pacientes que moram em outras cidades.
Ou seja: com a variante ômicron causando recordes de contágio por todo o país, as regras para evitar ainda mais a disseminação da covid seguem sendo as mesmas: vacinar-se com todas as doses disponíveis, usar máscara e não frequentar ambientes de aglomeração.
Foto | colaboração: Silvan Alves