O 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Newton Teixeira Carvalho, inaugurou na quinta-feira (23/9) quatro Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) no interior do Estado. Na região, a comarca de Palma foi contemplada.
As solenidades foram semipresenciais e contaram com a participação de membros do Ministério Público, advogados e autoridades de cada uma das comarcas. Com essas inaugurações, os Cejuscs estão presentes em 261 das 297 comarcas mineiras.
O Programa Justiça Eficiente (Projef), que norteia as ações da atual administração do TJMG, prevê a instalação de Cejuscs em todas as comarcas do Estado até o fim da gestão do presidente Gilson Soares Lemes. Os Centros Judiciários fornece aos cidadãos uma Justiça mais acessível, rápida e menos elitista.
Palma
O coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Palma, juiz Antônio Augusto Pavel Toledo, disse que o Cejusc chegou como um presente para a comarca, em seu aniversário de 130 anos de instalação. “Damos agora mais um passo em direção a um futuro promissor no trato das questões que afligem os cidadãos, assumindo a conciliação e a mediação como instrumentos adequados à prática da justiça”.
O juiz disse ainda que os operadores do direito devem estar sempre cientes de que aqueles que buscam a Justiça estão, na maioria das vezes, fragilizados e necessitam de um atendimento personalizado, humanizado e acolhedor. “O bem maior da atividade do Judiciário é tornar melhor a vida de cada cidadão e da sociedade como um todo”.