Coluna da Psicóloga Fernanda Dalla Paula
O ciúme e suas motivações
Já inicio afirmando ao leitor (a), não pense que esse texto é resolutivo e que lhe dará a resposta das motivações de seus ciúmes ou de alguém que você conhece, elaborei essa escrita apenas no intuito de fazer com que quem leia reflita a respeito, e se fará sentido para você o que estar por vir nos próximos parágrafos.
Vamos lá, já ouviu falar do mecanismo de defesa psicológico nomeado como projeção? Pois bem, para quem não conhece funciona da seguinte forma, o sujeito projeta no outro suas próprias fantasias e vontades, exemplo : você acredita que sua namorada não pode sair sozinha, porque se outra pessoa a atrair ela não resistirá a tentação, porém inconscientemente é você que não resistiria.
Então perceba que nesse sentido aquilo que você julga no outro diz muito mais de você, não estou dizendo que a pessoa na qual se relaciona não faria isso, porém é importante perceber de quem você está falando quando a insegurança bate na porta.
Outra maneira de perceber o ciúme seria na sensação de poder em relação ao outro, que resulta naquela fantasia de posse, na tentativa de fazer do(a) parceiro(a) um objeto seu, que deve ficar a mercê de suas inseguranças e de suas vontades, é como se você matasse o desejo de quem diz amar e acha que essa pessoa deve corresponder a essa demanda possessiva.
É muito comum nesses casos o relacionamento se tornar abusivo, a intensidade é frenética e os envolvidos na relação entendem o amor dessa maneira, o que produz um sofrimento frequente, e os amantes se amam loucamente mais odeiam a relação, porque sabem o quanto aquilo causa prejuízo psicologicamente e também em outras esferas da vida.
Finalizo aqui com essas possíveis reflexões, se você se identificou com alguma dessas possibilidades é importante que saiba que um profissional da área psi pode te ajudar a se perceber na cena, e os motivos inconsciente que sustentam essa maneira de amar. Desejo à você boa sorte nessa caminhada.
Contatos:
Instagram: @fernandadallapaulapsi
E-mail: fernanda-psi@outlook.com.br
WhatsApp: (32) 99129 3578.