BLOCO DE MODA
Wagner Penna
Passada a temporada do carnaval fake, a moda invernal começa a agitar lojistas, confeccionistas e fashionistas. Embora o inverno só comece, oficialmente, no dia 21 de março, a turma da moda já está no assunto desde o final do ano passado. São as marcas que trabalham com pedidos antecipados.
Mas, no varejo atual, quase todo mundo optou pelas compras em pronta-entrega (isto é, o lojista vai no showroom da confecção, compra e já manda entregar na loja – na mesma hora). É um processo de alto risco para a confecção, mas ótimo negócio para o lojistas que, assim, evita empatar capital de giro com estoque duvidoso.
Dito isso, temos que acrescentar que Minas é um dos principais pólos que trabalham nesse sistema de venda de moda. Por isso mesmo, nesta semana acontece o salão de negócios BH-à-Porter, cujas 82 marcas participantes lançam seu inverno 2022, até o dia 11. Uma turma de fora também chegou à cidade, para mostrar seu inverno e se instala no hotel Hilton Garden.
Vale uma visita.
VAIVÉM
- Uma da marcas mais esperadas nos lançamentos de inverno do BH-a-Porter é a Amarante do Brasil – uma lider de vendas em todos os salões dos quais participa. Durante o evento belorizontino, fará desfiles-capsulas na belíssima Casa Bernardi – com gravações de cenas para posts e divulgação. À frente da grife, seu estilista Edaurdo Amarante (que é de Lavras), em parceria com o grupo catarinense La Moda.
- O estilista Victor Dzenk leva coleção super colorida para o salão de negócios BH-a-Porter, com desenhos inspirados nos papéis de parede. Cores fortes (do verde ao roxo) são hit no inverno deste ano. É a chamada ‘cartela dopamina’, que causa alegria e bem-estar. Em abril, Dzenk lança coleção de verão 2023, durante a Minas Trend (dia 19 de abril, no Minascentro, em BH), com coleção feita em ‘collab’ com artista Léo Brizola.
- PONTO FINAL: mesmo em momentos difíceis, a moda mineira cresce. A saber: criada em plena pandemia, a Arbour é uma das mais criativas das prontas-entregas de Minas, com trabalho bacanésimo. Instalou-e agora no pólo do Prado \ BH. Outro exemplo é a Annie Pestana – cuja proprietária tem também negócios de moda em Londres. Também criada nesse dificil período (2020) a Ametee tem o diferencial de fazer peças em bordados riquíssimos e criativos. Essas são apenas algumas delas – mas mostram a resiliência do circuito fashion com as adversidades. Amém!