BLOCO DE MODA
Wagner Penna
MINAS TREND EXPORTAÇÃO
Nesta semana, o circuito da moda mineira terá mais uma edição da Minas Trend – considerada a maior feira do setor no pais. Marcada para começar no dia 19 de abril, no Expo Minas \ BH, vai até o dia 21 e terá, principalmente, vendas (através de pedidos programados) para os lojistas colocarem nas vitrines para o verão 2023.
Mas o viés renovador do salão de negócios, que é promovido pela FIEMG (Federação das Industrias de Minas Gerais), é o foco no fortalecimento da exportação da nossa moda. Para isso, realizou prévia do assunto, na semana passada, durante um workshop para 30 marcas, no auditório da entidade. Em julho e dezembro do ano passado, rodadas virtuais também trataram da questão.
Nessa 27ª. Minas Trend, estarão presentes comerciantes vindos de Inglaterra, Alemanha, Itália, Mônaco, Israel, Bolívia, Paraguai e Uruguai . Para a coordenadora do Centro Internacional de Negócios, Miriam Moraes Euclides, que ajuda na iniciativa, está prevista a vinda de 10 compradores internacionais. “Os compradores participantes do Encontro de Negócios Internacionais Minas Trend são representantes e proprietários de lojas especializadas em moda, butiques e lojas de departamentos, provenientes de países como Inglaterra, Alemanha, Itália, Mônaco, Israel, Bolívia, Paraguai e Uruguai”, conta.
A iniciativa tem como objetivo principal estimular as exportações das empresas brasileiras do segmento, abrindo novas possibilidades de negócios e de mercados.
VAIVÉM
- O tema da exportação começa, realmente, a ser tratado com maior profundidade pelo setor da moda nacional. A mais recente noticia dessa questão, tem como personagem a poderosa Arezzo – que acaba de comprar a Sunset, empresa especializada em comércio exterior ***
- Um dos destaques na Minas Trend Verão 2023 será o estilista Victor Dzenk, com a coleção Musas – feitas em collab com o artista Leo Brizola. Como o nome diz,foram buscar inspiração nas divas da arte, mas também nas suas musas mais proximas. Lindíssima! ***
- Proclamado como o mês do orgulho gay, o mês de junho já está agitando as marcas de moda para atender a turma LGBTQI+. Um dos lançamentos mais esperado é da Levi’s, que fez uma prévia do assunto com muitas jaquetas jeans bordadas e calças-cenoura, também em jeans.
- PONTO FINAL: O varejo teve um crescimento mínimo no mês de fevereiro – segundo os dados divulgados nesta semana. Foi cerca de 1,1% se comparado com janeiro e 1,2% comparado a fevereiro de 2021. Mas o interessante é que o setor de moda (vestuário, calçados, etc) teve um aumento de 2,1%. Nada desprezível, considerando que foi o mês de alta da onda ômicron pelo pais afora. O circuito fashion já esfrega as mãos para o inverno – que promete nas vendas. Amém!