BLOCO DE MODA
Wagner Penna
FASHION FUTURE
A rede de fast-fashion C&A (de origem holandesa) promoveu o concurso Fashion Future, que, como o diz nome, pretende descobrir talentos da moda com propostas sustentáveis. O tema é próximo da empresa, que, por várias vezes, já conquistou a indicação de empresa de moda que melhor cuida da sustentabilidade.
Dito isso, há de se registrar, também, que a rede de lojas pretende com esse concurso, incentivar entre a nova geração as práticas ambientalmente amigas e, principalmente, engajá-la no chamado processo de produção circular – onde o reaproveitamento das sobras e dos descartes tenha alguma utilização bacana.
Com votação pela internet e por um júri especializado, o Fashion Future 2021 apontou como vencedores as marcas Las Comas, LigaTransforma, DaTerraProject, Ateliê Transmoras. Também foram escolhidas as personalidades da moda do ano, destacando-se a Carol Barreto (do projeto Modativismo da Bahia) e Lucas Leão (o primeiro no pais a comercializar marcas digitais) – e assinalando-se, também, o trabalho de Nelsa Nespolo, Rafaela Pinah e Zaya.
VAIVÉM
- A feira BH-à-Porter terá sua edição de inverno, no próximo mês de março, entre os dias 7 e 11 – com os estandes das marcas participantes abrindo seus showrooms, em Beagá. O assunto foi divulgado até pelo estilista Eduardo Amarante (campeão de vendas nas edições passadas), em vídeo postado pela consultora Sibelle Menezes. Bacanésimo!! ****
- A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) baixou as regulamentações para a indústria de vestuário – estabelecendo que, ao invés de tamanhos P, M e G ou GG e outros, as peças terão que ter bem claro os centímetros dos quadris, cintura e tórax. Chegou-se a esse padrão após pesquisa que indicou os formatos do corpo da mulher brasileira entre o retangular e o ‘colher’ (estreita no tórax e larga nos quadris). Existem muitos outros, mas esses são os que predominam. Assim, com medidas mais exatas, as roupas ficam mais fáceis de escolher nas lojas ***
- Os showrooms das marcas que trabalham com moda-festa, venderam todo o seu estoque em novembro. A procura imensa, de ultima hora, foi uma surpresa. O outro lado da moeda é que não teve matéria-prima para recompor o estoque. Com isso, muitas vendas foram perdidas em dezembro. Uma pena ***
- PONTO FINAL: nesta semana, a noticia fashion foi a compra pela plataforma de roupas usadas Enjoei do brechó digital de luxo Gringa – por R$14,5 milhões. O negócio pertencia à atriz Fiorella Mattheis, que continua à frente das operações. O brechó só comercializa acessórios de grifes famosas e tem tíquete médio de vendas em torno de R$3.200,00. Resumo da ópera: como a gente vem dizendo aqui, a moda agora está mais nas paginas da economia do que de estilo.