BLOCO DE MODA
Wagner Penna
DIVERSIDADE FASHION
A derrubada dos limites estreitos que, antes, existiam em relação ao que é adequado na moda, abriu os horizontes do entendimento de beleza & comportamento feminino – e, assim, levando a plena diversidade de modelagens que esse mercado, agora, experimenta.
Um dos pontos mais destacados, nesse assunto, tem como foco a numeração das roupas. Sob o aspecto técnico, uma nova lei deve ser divulgada para ajustar a nomenclatura ao perfil da mulher brasileira. As opções passam a ser mais amplas – deixando de lado o engessado P, M e G.
Mas o avanço mais visível é o da oferta de produtos dentro da categoria, chamada de ‘plus size’, isto é, para quem veste acima do numero 48. Antes, era muito dificil para a mulher que vestia essa modelagem, encontrar algo bonito, fashion e diversificado no mercado.
De uns tempos para cá, a luta pela diversidade de ‘shapes’ na moda ganhou terreno e, atualmente, quase todas as marcas oferecem produtos com essa versão. Um avanço bacana e realista, pois a brasileira tem seu próprio biótipo – e isso tem que ser respeitado.
Aos poucos, vamos indo.
VAIVÉM
- Os lançamentos de sapato + bolsas & afins para o verão 2023 começam, nesta semana, em São Paulo, com o TM Showroom, salão de negócios que o Luciano de Castro realiza no Hotel Pestana,entre os dias 5 e 7. Entre as mineiras, estão Paula Bahia e Débora Germani. Além delas, estarão lá, entre outras, as bolsas Carmem Dalessandro, Agali e Smart Bag e os calçados Anzetutto,Carrano, Werner e Lorraci . No total, serão 39 marcas. Em agosto, o assunto prossegue com a realização da Francal – data que muitos expositores acharam tardia para vendas de verão para lojistgas ***
- Um grupo comercial dos EUA, está propondo mudanças que permitiriam que as marcas troquem etiquetas físicas por rótulos apontando para as informações digitalmente. A idéia pode ganhar mais apoio, na medida em que as marcas adotam cada vez mais os IDs digitais para suas roupas. Os consumidores usariam códigos QR ou URLs. O problema é que as marcas teriam, assim, novos custos para implementar o assunto. Daí, haver uma certa resistencia ***
- PONTO FINAL : no calendário de lançamentos de produtos de moda para os lojistas, o inverno está no fim e já começam os lançamentos para o verão 23 – na pronta-entrega. Em Minas, várias marcas mostram o ‘preview’ do assunto. Mas o interessante mesmo é que as vendas maiores continuam acontecendo na linha Festa e não nas propostas de inverno ou verão. O fenômeno já vinha ocorrendo desde o final do ano passado e continua firme. Um boa dica para quem faz e vende moda.