Belisário é um distrito de Muriaé (MG), localizada na Serra do Brigadeiro. Lá está sediada a Paróquia de Santo Antônio, onde os fiéis participam ativamente da vida paroquial e comunitária, contribuindo para a edificação do Reino de Deus.
Além do padroeiro Santo Antônio, a devoção à Santa Luzia é uma marca forte da religiosidade desta parcela do Povo de Deus, motivo pelo qual o bispo diocesano, dom Edson Oriolo, anunciou que Santa Luzia será a co-padroeira da paróquia.
A divulgação aconteceu neste domingo, 12 de dezembro de 2021, quando o bispo presidia a Santa Missa na Igreja Matriz. O pároco Gilberto Teixeira da Silveira disse que a devoção à “Santa protetora dos olhos” é muito forte na comunidade paroquial e que, na Diocese de Leopoldina, não existe nenhuma paróquia a ela dedicada. “O bispo achou por bem, com o consentimento da população presente, em fazer essa homenagem à Santa mártir italiana. O Distrito de Belisário está em festa”, exclamou.
Evailton Gomes Godinho é seminarista e filho de Belisário. Desde sua infância, a festa de Santa Luzia, celebrada no dia 13 de dezembro, teve um caráter especial para sua família, pois, comemora-se também o aniversário natalício de sua avó e madrinha de batismo Geralda Luzia, uma de suas inspirações para a vida religiosa.
“Recordo com carinho das trezenas na pequena capela, das missas, bênçãos dos olhos, das procissões e festas. Neste ano, celebramos de maneira muito especial, pois dom Edson, com o seu cuidado de pastor, declarou oficialmente Santa Luzia como padroeira paroquial. Que ela interceda por nós e por nossa comunidade paroquial junto a Deus”, festejou.
Neste dia em que a Igreja celebra a memória litúrgica de Santa Luzia, a paróquia passa, portanto, a denominar-se “Paróquia Santo Antônio e Santa Luzia de Belisário”.
O bispo diocesano informou que após as formalizações, mediante solicitação escrita do pároco, Pe. Gilberto da Silveira e decreto da Chancelaria do Bispado, Santa Luzia é declarada co-padroeira do distrito e paróquia de Belisário.