Durante o mês de agosto acontece, em todo o Brasil, o Agosto Lilás, que é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. O objetivo desta campanha é de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão divulgando os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
A campanha Agosto Lilás nasceu em 2016 para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha, reunindo diversos parceiros governamentais e não-governamentais, para ações de mobilização, palestras e rodas de conversa, e desde então vem se fortalecendo e consolidando como uma grande campanha da sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Neste ano de 2021, o Agosto Lilás comemora também os 15 anos da Lei Maria da Penha. No Sistema Único de Saúde (SUS), o atendimento às vítimas de violência sexual é integral e obrigatório em todos os hospitais integrantes da rede, de acordo com a Lei Federal nº 12.845/2013. Em nossa região, temos o Hospital São Paulo que está habilitado como referência do Serviço de Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual.
Canais de denúncia
A mulher que quiser fazer a denúncia deve procurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e ao Menor Infrator (DEAMMI), em Muriaé, na Rua José Freitas Lima, 2 – Bairro: Safira, ao lado do Batalhão da Polícia Militar, Telefone (32) 3722-4520.
Para denúncias anônimas, a mulher pode utilizar o Disque Direitos Humanos (Disque 100). A central funciona 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, inclusive feriados. Outro canal é o Disque Denúncia, pelo telefone 181.