A Igreja particular de Leopoldina reuniu o clero diocesano na manhã de terça-feira, 26 de outubro de 2021, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG), para a abertura da fase diocesana de preparação para a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos.
Dom Edson Oriolo presidiu a Santa Missa, que foi concelebrada pelo Monsenhor Alexandre dos Santos Ferraz, vigário geral; Pe. Antônio David, representantes dos presbíteros; Pe. Wallace Andrade Teixeira, cura da catedral e pelo coordenador de pastoral, Pe. Agnaldo dos Reis Ferraz. Estiveram presentes ainda todo o clero diocesano, religiosos e religiosas e seminaristas.
Em homilia dom Oriolo comentou que a Diocese de Leopoldina deseja viver intensamente o itinerário sinodal proposto pelo Papa Francisco, desenvolvendo uma mentalidade de escuta das forças vivas das paróquias, sobretudo através da revitalização dos conselhos.
“Que a nossa diocese seja profundamente movida e revolvida pelos ventos fortes da experiência sinodal, superando suas dificuldades históricas, se tornando uma Igreja verdadeiramente discípula missionária”, comentou.
O bispo citou o Evangelho (Lc 13,18-21) sobre a semente da mostarda que, é pequena e parece insignificante, mas torna-se uma árvore frondosa. “Jesus dá ênfase no semeador, que apostou na vitalidade da semente. O semeador faz a sua parte, confia e espera. Deus é agricultor das sementes que lançamos. Tantas vezes nos encontramos desmotivados, pois a semente parece pequena demais”.
Dom Edson concluiu refletindo que a Palavra da semente da mostarda é um convite para termos esperança, confiança e paciência. “Como Igreja de Leopoldina, devemos compreender o mistério de semear, ter disposição, vontade e comprometer-se”.
Após a abertura da fase diocesana, será celebrado no Dia do Leigo (21/11) a abertura da etapa paroquial, marcando o início da fase de escuta do povo de Deus na Diocese de Leopoldina.
16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos.
O Papa Francisco abriu no dia 09 de outubro a primeira fase do processo de escuta do povo de Deus, marcando o início da preparação para a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que ocorrerá em 2023.
O Sínodo tem como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. As dioceses do mundo inteiro participam. No Brasil, as contribuições locais serão remetidas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), responsável pela sistematização do processo e encaminhamento para a etapa continental, prevista para iniciar em setembro de 2022. Em outubro de 2023 será realizada a fase Universal, na Assembleia do Sínodo dos Bispos, no Vaticano.