BLOCO DE MODA
Wagner Penna
ACESSÓRIOS CRIATIVOS
Na semana passada falamos aqui que a recente Minas Trend (em Belo Horizonte), refletiu o crescimento do setor de acessórios. Esse segmento ocupou, praticamente, 80% dos estandes da feira. De fato, nos últimos tempos os experts do assunto têm observado um crescimento desse circuito criativo e econômico – após um período de declínio por aqui.
E foi nas marcas de bolsas que houve uma mudança mais expressiva, reflexo da nova maneira de comercializar (virtualmente) e também pelo investimento das grifes em algo que Minas faz melhor: criação. São vários os exemplos disso, com destaque da nova fase das bolsas Cellso Afonso – um dos mais conhecidos e competentes profissionais da área em nosso Estado. Sua nova linha de verão 2023, é um exemplo disto. Um mix bacanésimo. Para conferir, só abrir seus posts nas redes sociais.
No quesito bijus & jóias, a chegada de novos criativos marcou o setor no últimos tempos. Um dos nomes mais interessantes dessa geração é o Carlos Penna. Ele é um artista\ artesão cujas peças sempre trazem algo inesperado – seja no uso de materiais inusitados, seja na leveza do seu design, seja nas propostas inovadoras para um novo uso de peças ditas tradicionais. Também vale conferir nas redes sociais.
Resumo da ópera: embora as dificuldades econômicas, estruturais e ocasionais (como a pandemia), nossa moda continua viva e criativa. Amém!
VAIVÉM
- Sempre com mil novidades na agenda, o criativo Eduardo Amarante lançou sua nova coleção com desfile em São Paulo – anunciando, também, que a sua marca agora leva seu nome. Ou seja, deixa de chamar ‘Amarante do Brasil’ e passa a ser divulgada com sua própria assinatura. Uma iniciativa bacana e que fortalece o link da marca com seu estilo e conceito ***
- E, por falar em São Paulo, a cidade teve movimento fashion intenso na semana que passou. É que vários salões de negócios aconteceram ali, com lançamentos (pedidos para lojistas) para o verão 2023. Entre eles, o Salão Casamoda e o Espaço Mais. Algumas marcas mineiras estiveram por lá ***
- Os empresários da área de calçados e têxteis, estão felizes da vida com a decisão do governo de aumentar de 25% para 35% o desconto em um dos inúmeros impostos que cobra de quem produz. Embora não seja lá muita coisa, cerca de 10% a menos em uma das ‘mordidas’ que a turma sofre, já alivia um pouco ***
- PONTO FINAL: o circuito criativo mineiro realiza o Coletivo Casa Moon, reunindo vários estilistas e designers com seus produtos na Casa Bernardi, em Beagá. A primeira edição, ainda com o nome de Coletivo Mood, foi um sucesso. Nessa edição, o número de participantes aumentou – sinal de sucesso. Entre os lideres do assunto, estão o criativos Bruno Coelho, Thalita Rodrigues e Andréia Aquino.