BLOCO DE MODA
Wagner Penna
ARRANJOS DE MODA
Um encontro promovido pela Câmara de Diretores Lojistas (CDL), em Belo Horizonte, revelou um lado pouco analisado na moda mineira – que é a infra-instrutura existente para manter essa indústria funcionando. Feita a partir da consolidação dos APLs (Arranjos Produtivos Locais) com o setor da moda (são cerca de 11 no Estado, gerando 110 mil empregos), os resultados dessa iniciativa são (notoriamente) positivos para a nossa moda.
Tanto no que diz respeito à própria natureza das APLs (que é reunir produtores afins), quanto nos demais suporte para a atividade industrial. Dois exemplos: financiamentos especiais para as empresas integrantes dos núcleos e compras coletivas de insumos para reduzir os custos. Há muitos outros.
No encontro, foi também destacado o papel dos incentivadores dessa idéia, como o deputado Dalmo Ribeiro – que apresentou projeto de sua criação em 2006, lutou para a sua implantação e, agora, conseguiu do governador Romeu Zema integral apoio para impulsionar o assunto. O histórico do parlamentar com o setor é longo – e sempre positivo. Na sua fala citou seu empenho nessa questão e também destacou o papel da sua colega, ali presente, deputada Luciana Rafagnin. Recebendo a turma, o presidente da CDL \ BH, Marcelo Souza e Silva.
O evento teve apoio, entre outros, da Sede\MG e do Sebrae\MG.
VAIVÉM
- A semana de moda começa com desfile on-line & presencial da Gerais Fashion, promovido pela Associação dos Consultores em Negócios de Moda (ACNM), com coleções de inverno 2022 das grifes participantes. O presidente da entidade, Paulo Lopes, recebe os convidados selecionados e a transmissão acontece no dia 4 de abril a partir de 19h30m. Vale a pena conferir ***
- O governo federal está com tudo pronto para taxar as empresas estrangeiras que vendem no Brasil pelo on-line, sem pagar os devidos impostos. Um estudo mostrou que o prejuízo chega a 80 bilhões de reais. Na mira, as chinesas Shopee e Shein, que já superam as vendas fashion virtuais das grandes redes brasileiras. É esperar para ver ***
- PONTO FINAL : a moda mineira tem fôlego não apenas estilo, com marcas de prestigio nacional, mas a também não varejo. Dados recentemente divulgados, mostram que são cerca de 36 mil pontos de vendas de produtos de moda em todo o Estado. A cidade-lider é a capital, com 4 mil pontos. No têxtil, Minas produz cerca de 13% do que é feito no pais.