BLOCO DE MODA
Wagner Penna
DATAS AFETIVAS
O mês de agosto vai chegando, com o destaque do Dia dos Pais no calendário – uma das últimas datas comemorativas benéficas para o comercio fashion, antes do Natal. Embora seja uma espécie de ‘patinho feio’ das datas de comemorações afetivas, o segundo domingo do mês (que, no Brasil, é dedicado aos papais), vem recuperando seu prestigio os últimos anos. A figura do papai mudou, as atenções dos filhotes por eles também aumentaram.
Mas, o Dia das Mães continua sendo a data afetiva mais comemorada pelos brasileiros. Um dado concreto disso, foi o crescimento de vendas naquela data em 2021 – que cresceram cerca de 18% em relação ao ano de 2019. Traduzindo: após o baque da pandemia, retornou com força total.
A segunda data afetiva mais comemorada é o Dia dos Namorados (12 de junho), com vendas expressivas no circuito fashion – embora os eletrônicos tenham crescido bastante nos últimos tempos. O crescimento deste ano em relação a 2019 foi de 13%. Interessante é que, além das roupas, também as flores tiveram aumento nas vendas, neste caso.
Dito isso, agora é esperar Papai Noel. O bom velhinho terá que caprichar neste 2021, pois, com inflação, eleição e apreensão geral, não vai ser fácil retormar os dados de 2019 ou do ano passado.
VAIVÉM
- O calendário de agosto será agitado na moda mineira – com a realização do salão BH-à-Porter, entre os dias 15 e 19. Serão 81 marcas distribuídas entre seus próprios showrooms na Capital mineira + estandes instalados no espaço BH Business (com direito a palestras e infos gerais). Uma iniciativa vitoriosa da Coopermoda. Dirigida aos lojistas, vale a pena conferir ***
- O circuito das publicações de moda se movimenta para ampliar suas ofertas publico. A saber: a edição brasileira da revista Elle (que significa ela, em francês) acaba de lançar uma edição para eles, com boa moda masculina e assuntos para os guapos. E tem opções de cinco capas, uma delas com o ator Jesuita Barbosa (da novela Pantanal) totalmente pelado ***
- PONTO FINAL. O crescimento da população acima de 60 anos está provocando um ‘boom’ na moda para essa faixa etária. Nas redes sociais, explodiu a quantidade de sites dirigidos à esse grupo – com propostas de moda, viagens e entretenimento. Mas, novidade mesmo, é que a nova data limite para a chamada ‘terceira idade’ deve passar para 65 anos. Com dinheiro para gastar e ainda muita energia para mostrar, essa turma está mudando o mercado.